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Fala e linguagem

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    • 27 DE OUTUBRO DE 2022


    As alterações da fala e da linguagem são as perturbações do desenvolvimento
    mais frequentes nas crianças em idade pré-escolar. Especificamente o atraso de
    fala tem levado cada vez mais pais a procurarem especialistas em linguagem por
    estímulo de redes sociais, blogs e afins. Esse excesso de informação auxilia no
    diagnóstico e intervenção precoces, mas também traz medo, angustias e
    preconceitos.
    A comunicação não é restrita à fala, por isso mesmo os bebês têm capacidade de
    se comunicar, seja por risadas, olhares, gestos ou sons da voz. A partir do
    primeiro ano, já é comum que as crianças pronunciem as primeiras palavras,
    que geralmente são tentativas de “mamãe” ou “papai”. O acompanhamento da
    evolução da fala pelos pais é essencial para um diagnóstico correto. Anotar
    palavras que as crianças falam pode ajudar o médico em uma avaliação mais
    completa.
    A partir dos dois anos, normalmente a criança forma as primeiras frases. Aos
    três, orações mais completas e facilmente compreendidas por pessoas que não
    convivam com a criança. Aos cinco, a fala já deve fluir sem dificuldade, porque
    nesta idade o padrão de linguagem é semelhante ao de um adulto.

    Nem todas as crianças têm o mesmo ritmo de desenvolvimento, mas, se houver
    qualquer desconfiança de dificuldade na aquisição de linguagem, é
    recomendável buscar ajuda de especialistas. Uma intervenção considerada
    precoce, feita antes dos três anos, com terapia fonoaudiológica e
    acompanhamento médico – otorrinolaringologista e neuropediatra – pode
    oferecer resultados mais rápidos.
    Existe a crença de que tudo bem se a criança não falar antes dos três anos, de
    que vale a pena esperar. Essa crença é perigosa e pode ter consequências graves
    no desenvolvimento infantil. Até os quatro anos, a criança tem uma “janela de
    linguagem intensa.” Mas ela é muito intensa entre 0 e 24 meses – quando os
    neurônios crescem e formam conexões, por isso, esse é o melhor período para
    atuação visto a intensa capacidade desses neurônios organizarem-se. A partir
    dos quatro anos, a resposta será mais lenta e o prognóstico piora a cada ano que
    passa sem intervenção.
    A comunicação não-verbal das crianças também deve ser notada. Mesmo sem
    falar, é preciso avaliar se a criança se comunica. Ele aponta o dedo, faz mímica,
    há expressão de emoção? O conceito de linguagem é amplo, nós somos capazes
    de nos comunicar de várias formas com gestos e emoção. A fala é uma forma de
    linguagem – nesse caso, oral. Casos de atraso de desenvolvimento da fala
    exigem uma atuação conjunta entre médicos e fonoaudiólogos. Antes de iniciar
    uma intervenção, é preciso descartar problemas genéticos, psiquiátricos e
    auditivos por meio de exames clínicos.

    Eletrônicos prejudicam o desenvolvimento de fala e linguagem?
    Um dos vilões da aquisição de linguagem é a variedade de equipamentos
    eletrônicos que existe hoje. O contato cada vez mais cedo com televisão, tablets
    e smartphones pode ser prejudicial para a criança. O ideal é a criança não ter
    contato com nada disso antes de dois anos, e depois ter um acesso limitado
    (recomendação da Organização Mundial de Saúde). Existe, sim, influência
    porque a tela afeta o desenvolvimento sensorial da criança, e ele é importante
    para o desenvolvimento da linguagem. A tela distrai a criança e dificulta que
    aprenda ou se desenvolva durante o contato com os equipamentos.
    Aos pais: as horas que passam com filhos precisam ser de interação, conversa,
    brincadeira, leitura de histórias e qualquer atividade que tenha a conversa por
    intermédio são aproveitadas. As crianças começam a falar por imitação.
    Nenhum eletrônico substitui o contato físico presencial nesse aspecto.

    Atraso de fala é diagnóstico de autismo?
    Não. O atraso na fala pode ser um dos sintomas de comprometimento
    neurológico ou de transtornos como o autismo, porém isoladamente não é

    critério diagnóstico. Mesmo nesses casos, com intervenção precoce e
    especializada é possível ter chances de sucesso, ou seja, as crianças no espectro
    autista virem a desenvolver fala. São raras as crianças não verbais – casos muito
    severos.
    Antigamente o diagnóstico de autismo era focado na linguagem falada. Agora já
    há a percepção da linguagem não falada, como o olho no olho e a observação da
    atenção da criança. Hoje os professores e profissionais que lidam diariamente
    com criança percebem mais a comunicação não-verbal, mas grande parte dos
    médicos ainda não têm esse preparo acurado.
    Existe uma série de outras patologias que podem ser relacionadas ao atraso de
    fala. É mais provável ser uma alteração de linguagem do que ser autismo. Esse
    susto – da possibilidade de um diagnóstico como autismo – mobiliza alguns pais,
    mas para outros dificulta a busca pela ajuda por medo.

    Dr. Fábio Alencar
    Otorrinolaringologista – Membro do Corpo Clínico NOOBA
    Otologista pela Universidade de São Paulo – USP
    CRM-BA: 39.762 | RQE: 22.238

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