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Fala e linguagem

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Atraso de Fala e Desenvolvimento da Linguagem

As alterações da fala e da linguagem são as perturbações do desenvolvimento mais frequentes nas crianças em idade pré-escolar. Especificamente o atraso de fala tem levado cada vez mais pais a procurarem especialistas em linguagem por estímulo de redes sociais, blogs e afins. Esse excesso de informação auxilia no diagnóstico e intervenção precoces, mas também traz medo, angústias e preconceitos.

A comunicação não é restrita à fala, por isso mesmo os bebês têm capacidade de se comunicar, seja por risadas, olhares, gestos ou sons da voz. A partir do primeiro ano, já é comum que as crianças pronunciem as primeiras palavras, que geralmente são tentativas de “mamãe” ou “papai”. O acompanhamento da evolução da fala pelos pais é essencial para um diagnóstico correto. Anotar palavras que as crianças falam pode ajudar o médico em uma avaliação mais completa.

A partir dos dois anos, normalmente a criança forma as primeiras frases. Aos três, orações mais completas e facilmente compreendidas por pessoas que não convivam com a criança. Aos cinco, a fala já deve fluir sem dificuldade, porque nesta idade o padrão de linguagem é semelhante ao de um adulto.

Nem todas as crianças têm o mesmo ritmo de desenvolvimento, mas, se houver qualquer desconfiança de dificuldade na aquisição de linguagem, é recomendável buscar ajuda de especialistas. Uma intervenção considerada precoce, feita antes dos três anos, com terapia fonoaudiológica e acompanhamento médico – otorrinolaringologista e neuropediatra – pode oferecer resultados mais rápidos.

Existe a crença de que tudo bem se a criança não falar antes dos três anos, de que vale a pena esperar. Essa crença é perigosa e pode ter consequências graves no desenvolvimento infantil. Até os quatro anos, a criança tem uma “janela de linguagem intensa”. Mas ela é muito intensa entre 0 e 24 meses – quando os neurônios crescem e formam conexões, por isso, esse é o melhor período para atuação visto a intensa capacidade desses neurônios organizarem-se. A partir dos quatro anos, a resposta será mais lenta e o prognóstico piora a cada ano que passa sem intervenção.

A comunicação não-verbal das crianças também deve ser notada. Mesmo sem falar, é preciso avaliar se a criança se comunica. Ela aponta o dedo, faz mímica, há expressão de emoção? O conceito de linguagem é amplo, nós somos capazes de nos comunicar de várias formas com gestos e emoção. A fala é uma forma de linguagem – nesse caso, oral. Casos de atraso de desenvolvimento da fala exigem uma atuação conjunta entre médicos e fonoaudiólogos. Antes de iniciar uma intervenção, é preciso descartar problemas genéticos, psiquiátricos e auditivos por meio de exames clínicos.

Eletrônicos prejudicam o desenvolvimento de fala e linguagem?

Um dos vilões da aquisição de linguagem é a variedade de equipamentos eletrônicos que existe hoje. O contato cada vez mais cedo com televisão, tablets e smartphones pode ser prejudicial para a criança. O ideal é a criança não ter contato com nada disso antes de dois anos, e depois ter um acesso limitado (recomendação da Organização Mundial de Saúde). Existe, sim, influência porque a tela afeta o desenvolvimento sensorial da criança, e ele é importante para o desenvolvimento da linguagem. A tela distrai a criança e dificulta que aprenda ou se desenvolva durante o contato com os equipamentos.

Aos pais: as horas que passam com filhos precisam ser de interação, conversa, brincadeira, leitura de histórias e qualquer atividade que tenha a conversa por intermédio são aproveitadas. As crianças começam a falar por imitação. Nenhum eletrônico substitui o contato físico presencial nesse aspecto.

Atraso de fala é diagnóstico de autismo?

Não. O atraso na fala pode ser um dos sintomas de comprometimento neurológico ou de transtornos como o autismo, porém isoladamente não é critério diagnóstico. Mesmo nesses casos, com intervenção precoce e especializada é possível ter chances de sucesso, ou seja, as crianças no espectro autista virem a desenvolver fala. São raras as crianças não verbais – casos muito severos.

Antigamente o diagnóstico de autismo era focado na linguagem falada. Agora já há a percepção da linguagem não falada, como o olho no olho e a observação da atenção da criança. Hoje os professores e profissionais que lidam diariamente com crianças percebem mais a comunicação não-verbal, mas grande parte dos médicos ainda não têm esse preparo acurado.

Existe uma série de outras patologias que podem ser relacionadas ao atraso de fala. É mais provável ser uma alteração de linguagem do que ser autismo. Esse susto – da possibilidade de um diagnóstico como autismo – mobiliza alguns pais, mas para outros dificulta a busca pela ajuda por medo.

Dr. Fábio Alencar
Otorrinolaringologista – Membro do Corpo Clínico NOOBA
Otologista pela Universidade de São Paulo – USP
CRM-BA: 39.762 | RQE: 22.238

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